segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Escala de Sol maior (G Major)

A escala de Sol maior em primeira posição é a primeira que se deve aprender pois é a primeira nota mais grave que o violino tem, isto é quando não se pressiona nenhuma corda.

A escala é Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#, Sol. (i.e. G, A, B, D, E, F#, G)



Em termos de posicionamento dos dedos, a primeira nota é o Sol solto, o primeiro dedo pressiona o Lá, o segundo dedo pressiona o Si, o terceiro dedo pressiona, a nota adjacente, o Dó, o quarto dedo pressiona o Ré (que é o mesmo que a segunda corda mais grave solta), novamente o primeiro dedo pressiona o Mi, na segunda corda, o segundo dedo, o Fá# , na segunda corda,  o terceiro dedo no Sol, na segunda corda e assim por diante. Isto é, corda solta, um espaço livre, primeiro dedo, um espaço livre, dedo, dedo, um espaço livra, dedo, segunda corda, espaço livre, dedo, espaço livre, dedo, dedo, etc.



Embora, na escala de Sol possa-se usar as cordas soltas para soarem as notas de Sol, Ré, Lá e Mi, é favorável à aprendizagem, utilizar o quarto dedo para soá-la, pelo menos na escala ascendente de tom. Ganha-se elasticidade, velocidade e capacidade de improvisação. Por outro lado, o quarto dedo precisa de ganhar força e independência de movimentos durante a aprendizagem e "deixá-lo para trás" na aprendizagem, em relação aos outros dedos, acaba por ser um retrocesso.


Sem comentários:

Enviar um comentário